10 problemas comuns que um bom sistema de monitoramento pode ajudar a resolver


 

É comum que equipes de TI tenham que lidar com questões críticas de forma rápida e abrangente. Para isto você precisa de um sistema que ajude a encontrar respostas com dados e informações consistentes e confiáveis. Então vejamos algumas questões diárias que uma boa solução de monitoramento pode ajudar a solucionar.

1 - Detectar Problemas de Hardware

Identificar falhas em servidores, capacidade de processamento, uso de memória, disponibilidade de dispositivos críticos e muito mais. O sistema de monitoramento fornece dados detalhados, relatórios e históricos sobre todos componentes de rede permitindo prevenções antes que os problemas fiquem mais graves.


2 - Detectar problemas de segurança

Consumo elevado, picos no uso de CPU e tráfego elevado podem indicar certo potencial de ataque e problemas relacionados à segurança. O sistema detecta este tipo de comportamento e altera o status do sensor para "Incomum". Além disto monitora o status de segurança geral como softwares de antivírus para computadores Windows e servidores com WSUS.

 

3 - Eliminar Alertas inúteis e irrelevantes

Muitas vezes é necessário interromper o funcionamento de certos sensores para manutenções prediais ou preventivas e, como o sistema de monitoramento foi desenvolvimento para avisar qualquer tipo de variação ou falha, receber alertas durante estes períodos pode se tornar muito desagradável. Para resolver este problema, é possível implementar o recurso de manutenção ou parada planejada para eliminar alertas indesejáveis.

 

4 - QoS para VoIP e Streaming de Vídeo.

Comunicação é serviço crítico em qualquer ambiente. Com VoIP e Streaming de vídeo isto se torna ainda mais sensível, pois estes serviços dependem fortemente de um fluxo constante de pacotes de dados. Com o sistema de monitoramento é possível analisar a qualidade da conexão através do envio de pacotes UDP, consumo de banda e tráfego de dados para garantir a qualidade dos serviços.

5 - Manter seu centro de dados seguro

Umidade, vazamentos, problemas de funcionamento do ar-condicionado, fogo, fumaça etc, podem danificar sua sala de servidores e equipamentos do centro de dados. Monitorar a temperatura do ambiente, disponibilidade do recurso, funcionamento da câmera de vídeo e do sistema de controle de acesso podem ser cruciais para garantir a segurança e disponibilidade dos serviços.

 

6 - Garantir disponibilidade dos Serviços

O sistema de monitoramento ajuda sua empresa a evitar perda de receitas alertando-o imediatamente sobre algo de errado como lentidão, latência, tempo elevado para carregamento, transferência de dados etc. Com estes dados é possível entender, redirecionar e planejar melhor seu ambiente de TI.

 

7 - Reduzir o tempo de espera dos serviços de impressão

Impressoras podem gerar chamados constantes a qualquer equipe de TI. Com o sistema de monitoramento é possível identificar todas as tarefas de um servidor de impressão antes mesmos que os colegas comecem a reclamar. Isto pode reduzir as preocupações de status das impressoras para investir tempo em trabalhos mais importantes.

 

8 - Garantir execução de backup

Grande parte das soluções de Backup disparam e-mails ao término da execução de determinadas tarefas. Com o sistema de monitoramento é possível associar uma conta dedicada de e-mail, ajustar os sensores e manter o controle sobre todos os backups da empresa reduzindo tempo e esforço da equipe de TI.

 

9 - Corrigir comportamento não confiável em ambientes virtuais

A virtualização desempenha papel importantíssimo dentro das organizações e problemas com máquinas virtuais podem ter várias causas. Com um grande conjunto de sensores dedicados a virtualização, seu sistema monitoramento pode ajudar a identificar e prevenir falhas de hardware do host, dependência, sobrecarga e muito mais.

 

10 - Verificar o uso da largura de banda

Com o sistema de monitoramento é fácil controlar e verificar a utilização da largura de banda na sua rede. A ferramenta lê os dados trafegados a partir do roteador ou da porta de um Switch e permite verificar a utilização da largura de banda e a quantidade de dados transferidos. Ajuda também a apontar consumo de aplicativos, servidores, carga-real necessária para o ambiente entre outros.

 

Para finalizar

Uma solução de monitoramento de rede ajuda a equipe e o administrador de TI a gerenciar os desafios de trabalho cotidiano. Um software de monitoramento de rede é altamente recomendado para verificar a disponibilidade, o desempenho, uso de banda e a qualidade dos serviços do ambiente proporcionando dados efetivos e confiáveis.

 

Um bom sistema de monitoramento deve ser encarado pelas empresas como uma excelente ferramenta de apoio a tomada de decisões.

Entre em contato e veja como podemos ajudar.

SOBRE O AUTOR
PUBLICAÇÕES: 35
Graduado em Ciências da Computação, possui conhecimentos na área de Redes, Segurança e Internet.
VOCÊ TEM UMA IDEIA PARA COMPARTILHAR CONOSCO?
Envie comentários, sugestões ou dúvidas para gente.
COMENTÁRIOS

Oferecemos serviços especializados TI. O conjunto de ferramentas e soluções utilizadas pela DUAL fornece escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade para atendermos clientes e eventos dos mais variados segmentos.


DUAL
Rua Munhoz da Rocha Neto, 79
04303-070 - Sao Paulo - SP.
+55 11 5078-7361
+55 11 2577-0098
DUAL ©. All Rights Reserved