Como anda a esteira da sua fábrica?

 

Fazendo uma breve analogia, a TI de qualquer empresa é como a "esteira" da linha de produção de uma fábrica. Imagine uma linha de montagem com vários processos, máquinas e funcionários. Imagine os impactos que esta operação pode sofrer com a interrupção da linha de produção. Tente analisar os problemas relacionados com logística, prazo, imagem da empresa, contratos, clientes, faturamento e muito mais. Imaginou? Os "gargalos" dentro de um sistema industrial podem limitar a capacidade final de produção. Agora tente olhar para TI como uma esteira da "linha de montagem" da sua empresa. Já parou para pensar no impacto que isto pode gerar para seus negócios?

Falta de planejamento, lentidão, indisponibilidade, armazenamento, sobrecarga, falha de conexão, dificuldades na operação, acesso não autorizado etc, problemas sérios que geram enorme impacto negativo para qualquer tipo de empresa ou operação.

O fato é que as empresas ainda têm muita dificuldade para enxergar o verdadeiro valor que a TI agrega para seus negócios, e isto não deveria ser assim.

Agora por outro lado, gestores precisam de dados e informações consistentes para entenderem a real importância da TI. Custos precisam ser vistos como investimentos e com uma boa solução em monitoramento é possível chegar lá. Sem isto torna-se humanamente impossível antecipar-se aos problemas, resultando em trabalho reativo, e não mais proativo como deveria ser, e o departamento de TI acaba atuando como uma espécie de Corpo de Bombeiros da organização.

O monitoramento da rede torna mais rápida e eficaz a correção de problemas, reduzindo ou evitando impactos diretos e indiretos. Com a ferramenta certa, é possível identificar falhas e, consequentemente, entender como anda a saúde do ambiente para definir ações e novas estratégias para o negócio.

O problema é que geralmente departamentos de TI já possuem diversas atribuições e responsabilidades. Investir em treinamento e especialização pode custar caro, ser lento e ainda não trazer o resultado esperado. Para estes casos é recomendado terceirizar o gerenciamento da rede, de modo que a TI interna fique disponível para suas principais atividades, rotinas ou projetos.

E para isto é fundamental que a empresa possa contar com um fornecedor de confiança e que tenha casos de sucessos consolidados para lidar com o seu negócio.

Temos soluções em Monitoramento com visibilidade abrangente para ajudar a manter os recursos de TI em pleno funcionamento.

 

Entre em contato e veja como podemos ajudar.

 

SOBRE O AUTOR
PUBLICAÇÕES: 35
Graduado em Ciências da Computação, possui conhecimentos na área de Redes, Segurança e Internet.
VOCÊ TEM UMA IDEIA PARA COMPARTILHAR CONOSCO?
Envie comentários, sugestões ou dúvidas para gente.
COMENTÁRIOS

Oferecemos serviços especializados TI. O conjunto de ferramentas e soluções utilizadas pela DUAL fornece escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade para atendermos clientes e eventos dos mais variados segmentos.


DUAL
Rua Munhoz da Rocha Neto, 79
04303-070 - Sao Paulo - SP.
+55 11 5078-7361
+55 11 2577-0098
DUAL ©. All Rights Reserved